domingo, 29 de julho de 2018

RESPEITO AO SAGRADO!



O respeito ao sagrado tem sido colocado em xeque por algumas pessoas e instituições, nos últimos tempos.

Por que será que isso tem se dado?

Lembro-me que quando ainda criança e até mesmo adolescente, as pessoas tinham um respeito grande pelas instituições religiosas, e, também, pelos seus símbolos, a ponto de não proferirem quaisquer comentários esdrúxulos acerca de qualquer símbolo religioso.

Havia claramente uma separação entre o que era secular e o que era sagrado, em todos os meios e níveis sociais.

Lembro-me que as pessoas faziam gestos de respeito ao sagrado, mesmo quando esse sagrado não condizia com a sua profissão de fé. 

Isso era além de lindo, saudável!

Ao longo dos anos percebemos claramente que isso tem mudado, e pretendo atribuir a essa mudança a falta de escrúpulos principalmente por parte de alguns líderes religiosos no trato com o diferente, sem esses levarem em consideração que o respeito ao diferente é que possibilita uma aproximação desses e a possível conscientização para torna-los iguais ou pelo menos propiciar uma convivência mais tolerável, de ambas as partes.

As diferentes manifestações da falta de respeito aos respectivos sagrados, se dão em ocasiões diversas, e, também, por pessoas de diferentes pensamentos religiosos, tornando-se doentiamente normal. 

Vejamos algumas, em meio a tantas outras, que nos tem estarrecidos:

  • Quebra de imagens em rede nacional televisiva;
  • Manifestações carnavalescas utilizando imagens de maneira equivocada e deploravelmente discriminatória e vulgar;
  • Chacota, preconceito e discriminação com aqueles que não fazem parte, por conta de sua convicção de fé. ao seu meio social, religioso, ideológico e de vida;
  • Manifestações artísticas com o intuito claro de ataque ao sagrado dos outros;
  • Invasões de templos religiosos com depredações e roubos;
  • Ameaças e agressões às lideranças religiosas.   


O acima culmina com ameaças e divulgações ofensivas por parte daqueles que não coadunam com o mesmo pensamento religioso e/ou ideológico.

Amado leitor, poderia eu citar nesse texto como faço nos outros, várias passagens bíblicas, mas como essa falta de respeito se dá em todos os meios religiosos, cristãos e não cristãos, penso que não convém apelar para o meu pensamento religioso, mas tentar atingir o máximo possível de adeptos de vários seguimentos, já que essa falta de respeito ao sagrado do outro tem sido recorrente em todas as religiões e aos diferentes pensamentos ideológicos.    

Sejamos mais tolerantes então, respeitando o sagrado do outro, mesmo que esse sagrado não esteja de acordo com a nossa concepção sacralística. 

Penso que se assim procedermos, ganharemos o outro e passaremos a conviver com o seu diferente, propiciando então, uma possibilidade muito grande de um dia sermos iguais. 

sábado, 12 de maio de 2018

MARIA, EXEMPLO DE MÃE!



Ao longo dos Evangelhos percebemos claramente a importância do papel de Maria na vida de Jesus, assim bem como no Seu Ministério.

Quando ela foi escolhida pelo próprio Deus como Seu instrumento para receber aquele que haveria de salvar o homem do pecado, em momento algum ela titubeou, muito pelo contrário, como serva do Senhor aceitou prontamente a missão que Deus lhe outorgara, colocando-se à disposição do Senhor para aquilo que fosse necessário.


"Respondeu Maria: 'Sou serva do Senhor; 

que aconteça comigo conforme a tua palavra'."

                                                                                               Lucas 1.38


Essa atitude, pura e simplesmente, já coloca Maria como alguém muito especial, o que não poderia ser diferente, já que o próprio Deus a escolhera. Portanto, a sua missão não era das mais fáceis, já que teria que cuidar, como mãe, de alguém mais que especial: O Filho unigênito do próprio Deus!

O Evangelho, em sua parcimônia, por conta da sua objetividade, não relata muito acerca da vida familiar de Jesus, mas demonstra claramente que Maria foi uma excelente mãe, já que até o final da vida de Jesus, já na cruz, ela estava presente.


“Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe,...”

João 19.25a


Ser mãe é uma dádiva, pois acredito que seja uma das mais importantes tarefas de uma mulher. Cuidar de um ser desde a sua formação e ao longo de sua vida, é um privilégio. Penso que assim deva ser encarado por todas aquelas que o tiveram e ainda o terão.

Apesar de não ter mais a minha mãe comigo, sou grato ao Senhor pela mãe que tive e por tudo que os seus ensinamentos e exemplos, foram e são importantes na minha vida, até hoje.

Maria, apesar de ter tido o privilégio de gerar o Filho de Deus, nunca quis ser igual e muito menos maior que Ele. Ela reconhecia o poderio do Senhor e como serva humilde e fiel, não teve escrúpulo algum quando por ocasião do casamento em Caná, por exemplo, dá-Lhe a prerrogativa que a Ele era devida.


“Sua mãe disse aos serviçais: 

‘Façam tudo o que ele lhes mandar’.”

João 2.5


Sabemos da celeuma que envolve o ministério de Maria como mãe de Jesus, mas deixando toda essa celeuma de lado, o importante a considerar deva ser o exemplo de mãe que essa serva do Senhor foi, desempenhando o seu ministério com fidalguia e desvelo, propiciando ao nosso Salvador uma família estruturada para que a Sua missão fosse cumprida de maneira integral e íntegra.








quinta-feira, 8 de março de 2018

MULHER



Aqui não quero fazer alusão ao Dia Internacional ou Nacional da Mulher, pura e simplesmente, mas à mulher de fato.

A mulher tem uma importância fundamental na existência e equilíbrio da humanidade, tendo em vista que através dela a escuridão da vida, se torna luz para a vida. Ela tem sido ao longo da história da humanidade, fonte de vida para a vida e peça fundamental para a saúde da família e da humanidade em geral.

A Bíblia diz em Provérbios 18.22, o seguinte: 

“Quem acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor”. 

Que bom encontrar uma mulher e ainda por cima alcançar bênção do Senhor! 

Penso que uma das dádivas mais sublimes estar justamente nesse fato de termos uma mulher ao nosso lado, seja como mãe, amiga, esposa, companheira, enfim, alguém que lhe foi outorgado pelo próprio Deus, o dom de gerar vidas, gerando esperanças.

Existem duas coisas, enquanto homens, que não podemos deixar de atentar de maneira alguma em relação às mulheres, segundo a Bíblia:


Achar uma mulher prudente


“A casa e a fazenda são herança dos pais; mas do senhor vem a mulher prudente”. 
                                                                               Provérbios 19.14; 

e


Desfrutar a vida com ela: 


“Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol”.

                                                                                                  Eclesiastes 9.9


Por vivermos em um tempo em que as coisas são descartáveis, inclusive a própria vida, muitos homens não tem atentado nessas duas coisas fundamentais para uma vida saudável, ou seja, achar uma mulher prudente e viver com ela, reconhecendo a cada dia que a mesma é um presente do próprio Deus.

Existem sim, ao contrário do que o mundo quer nos convencer, mulheres com esse perfil, por isso, a procura não deve ser feita com os olhos pura e simplesmente, como é característico do sexo masculino, mas, principalmente, com os joelhos no chão, em oração, buscando a orientação do próprio Senhor, discernimento e confirmação daquela que deverá ser a companheira e amada, para o restante de vida na face da terra.

Às mulheres, não quero dizer nada de mim mesmo, mas fazer-lhes meditar no texto abaixo como recomendação para uma vida saudável e garantia de obter do próprio Deus, os benefícios reservados na Sua Palavra, para as que procuram vivenciá-la almejando felicidade plena, em meio um mundo tão conturbado:

“Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”. 
                                                     
                                                                                                 Provérbios 31.30