sábado, 14 de janeiro de 2017

O QUE É SER PASTOR?




A pergunta acima é feita por várias pessoas, inclusive por alguns pastores. Como assim, já que todos que exercem tal função deveriam saber o que significa ser pastor? Deveriam, mas nem todos sabem, infelizmente!

 A prova de que o acima é factual se dá por percebermos que muitos não exercem tal função como deveria exercer, ou seja, segundo os moldes bíblicos.
É fácil de constatar tal aberração, quando nos deparamos com o exercício desse ofício, que não é profissão, de maneira totalmente equivocada por alguns.
Como este texto não se propõem fazer um estudo sobre o tema ou até mesmo detalha-lo de maneira mais abrangente, vamos abordar de maneira parcimônia a questão proposta.
Algumas instituições religiosas (Igrejas) têm seus critérios para escolherem um obreiro para estar à sua frente, alguém que poderá administrar bem o seu patrimônio físico. Não que isso seja pouco importante, já que os membros de qualquer instituição religiosa necessitam de espaços físicos adequados e confortáveis, não necessariamente luxuosos, para uma melhor comunhão e serviço, mas passa longe e muito longe, daquilo que a Bíblia, como Palavra de Deus, expressa acerca de um pastor.
A realidade é que os Cursos de Formação Teológica não ensinam nas suas grandes e esmagadoras maiorias, o que é de fato o exercício pastoral. Constatamos que os obreiros são formados sem nem mesmo saberem coisas básicas do Evangelho e da prática eclesiástica. Triste isso!
Algumas instituições religiosas costumam traçar um perfil de um obreiro para estar à sua frente, levando muito pouco em conta o que a Bíblia diz. Ficam muito preocupadas em ter à sua frente alguém dinâmico, jovial, bom administrador, bom arrecadador, sociável, de boa aparência física, intelectual ou com boa formação acadêmica, bem recomendado, enfim, que seja alguém que a represente com dignidade física, aos olhos da sociedade.
Sei que depois de ter lido até aqui, você deve estar se perguntando como então devemos escolher um obreiro para estar à frente de uma Instituição Religiosa. Vamos lá:
A Igreja primitiva nos ensina que devemos sim escolher alguém, como faziam os apóstolos em Atos 1.15-26. Também nos dá as principais características de um obreiro do Senhor, em I Timóteo 3. Mas, infelizmente, muitos negligenciam esses ensinamentos bíblicos, não atentando para o que a própria Bíblia alerta em I Timóteo 4.6-16.
Amados, como havia dito anteriormente, este não se propõem ser um estudo, mas um pequeno alerta acerca do papel de um obreiro segundo os padrões bíblicos, já que temos percebido muitos rebanhos sofrendo por escolhas fora daquilo que a Bíblia, que é a Palavra de Deus, ensina.
Poderia destacar várias passagens bíblicas, mas a abaixo penso que seja suficiente para resposta a pergunta inicial:

“OLHAI, POIS, POR VÓS E POR TODO O REBANHO SOBRE QUE O ESPÍRITO SANTO VOS CONSTITUIU BISPOS (PASTORES), PARA APASCENTARDES A IGREJA DE DEUS, QUE ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE”. Atos 20.28



Nenhum comentário:

Postar um comentário