quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PRIMÍCIA


FELIZ ANO NOVO!


            Primícia, significa a parte primeira ou prioritária de qualquer coisa. Antes de se dar início a quaisquer distribuições ou consumo, deve-se separar em primeiro lugar a melhor parte, como porção prioritária, destinando-a a alguém ou para alguma ocasião especial.

            Deus sempre valorizou as primícias, orientando o seu povo que o mesmo devesse também dar atenção a essa questão tão importante, para que a sua vida fosse mais agradável aos Seus olhos, principalmente quando essa primícia é oferecida a Ele.

            Temos observado que a cada ano que se inicia, a primícia do novo ano nem sempre é oferecida ao Senhor, que é o dono da vida. Muitos tem dedicado o seu primeiro momento de cada ano que se inicia com orgias, bebedeiras, farras, confraternizações, queima de fogos, enfim, tantas coisas são priorizadas em detrimento de uma real adoração àquele que é o autor da vida e quem nos permite passar de um ano para outro, desfrutando da vida que nos Ele deu.

            Por incrível que pareça, até as instituições religiosas tem deixado de lado esse momento de adoração como primícia, dos primeiros momentos do novo ano que se inicia. Lembro-me que há alguns anos atrás, era praxe que praticamente todas as igrejas no momento da passagem de ano estarem de joelhos dobrados, em oração, agradecendo ao Senhor pelo ano findo e se oferecendo para um novo ano de adoração a Ele, assim bem como, suplicando-Lhe por bênçãos necessárias para passar o ano de maneira próspera, em todos os sentidos. Hoje, muitos não mais priorizam esse momento singular de adoração como forma de primícia, não só do tempo, mas de tudo. 

          Por ocasião de estar à frente de uma congregação, tive que usar da minha autoridade pastoral para que esse momento fosse priorizado em adoração pela congregação, pois alguns insistiam em querer estar fora do templo quando o ano se iniciasse, para observar a queima de fogos e depois se abraçarem e participarem de um banquete. É óbvio que não os obriguei, mas após uma palavra exortativa e doutrinária, combinei que aqueles que não quisessem participar de um momento de primícia, ou seja, estando nos primeiros momentos do novo ano aos pés do Senhor, que fossem para qualquer outro lugar, menos para o templo. Fiquei muito feliz que todos atentaram para a seriedade do momento e resolveram estar junto com o povo de Deus, fazendo a melhor coisa que poderiam fazer, ou seja, adorando Aquele que é o Digno.

            Amado leitor, o nosso futuro depende muito de como nos comportamos no presente. Penso que se estivermos aos pés do Senhor, como forma de primícia, nos primeiros momentos do ano que se inicia, o próprio Senhor passará a ter mais compromisso conosco. A Sua Palavra nos diz em Tiago 4.8a, o seguinte: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...” Muitos querem a presença de Deus em todos os momentos de suas vidas, mas como que o Senhor se achegará, se não houver aproximação à Ele?

            Se você não faz parte de nenhuma instituição eclesiástica, reúna a sua família e nos primeiros momentos do novo ano estejam em oração e adoração, se aproximando do Senhor. Com absoluta certeza, esse momento de primícia que vocês, assim bem como nós aqui em casa, estarão oferecendo ao Senhor se aproximando Dele em oração, adoração e comunhão, propiciará uma constante aproximação do Senhor na vida de cada um, em todos os momentos do ano que se inicia. Mas, se você faz parte de alguma instituição eclesiástica, estejam reunidos com o mesmo propósito e o Senhor irá abençoá-los igualmente, assim bem como a todos os que tiverem o mesmo propósito no coração.

            Estar na presença do Senhor é a melhor maneira de iniciar qualquer coisa, principalmente um novo ano. Não abra mão disso, pois o Senhor tem satisfação em nos abençoar e estar presente em todos os momentos de nossa vida. Em um ano novo somente poderemos realmente ser feliz, mesmo que durante o ano tenhamos tribulações, se o Senhor estiver presente em todo tempo. Não nos esqueçamos disto, então! 

       FELIZ ANO NOVO!

            

sábado, 12 de dezembro de 2015

DEZEMBRO, MÊS DE REFLEXÃO!



O mês de Dezembro está aí e costuma ser o mais importante para muitos, por ser um marco em suas vidas e contribuir para momentos reflexíveis.

Neste mês, temos claramente um alvoroço em relação a alguns fatores que promovem atitudes singulares que muitos gostariam de tê-las tomado no decorrer do ano, mas não assim procedera pelo fato de não terem a atmosfera necessária para tal. Atitudes como de perdão, confraternização, carinho, caridade, paixão, reflexão, harmonia, compaixão, companheirismo,  enfim, tantas coisas que a vida proporcionou durante os outros meses do ano, que somente neste mês, muitas vezes, alguns atentam para elas. 

Bom é quando se tem tempo ainda de rever atitudes ou falta delas, pois muitos quando se dão conta a oportunidade passou e não mais haverá outra vez, já que aqueles que faziam parte de suas vidas, já não mais fazem. Triste isso!



Ao contrário que muitos pensam o mês da família não é o mês de Maio, e, sim, Dezembro. Algumas pesquisas dão conta que a maioria dos casamentos são realizados neste mês, assim famílias são constituídas e instituídas de fato, em Dezembro, como a minha que começou em 21 de Dezembro de 1991, não em Maio.

Outro fator que contribui para que o mês de Dezembro seja um mês especial, é a comemoração do nascimento de Jesus, o Natal. Apesar de historicamente não ter sido em Dezembro que Jesus nasceu, mas isso não importa de fato, já que a tradição fala muito mais alto em quase todas as culturas. 

O Natal propicia a todos, mesmo aqueles que não se dizem cristãos, uma atmosfera de reflexão junto ao próximo e também uma introjeção de valores ensinados por Cristo, mesmo que seja de maneira superficial e momentânea. No Natal as instituições cristãs tem a oportunidade mais clara, já que a sociedade está mais receptiva, de divulgar as doutrinas bíblicas – cristãs de maneira mais direta e impactante, através de cantatas, peças teatrais e tantos outros instrumentos adequados para a época.


Não poderíamos deixar de destacar também que o mês de Dezembro é o último de cada ano, de acordo com o calendário cristão. Isso faz com que todos nós estejamos por ocasião desse momento, mais reflexivos ainda, pelo fato de ser esta data um marco histórico a cada ano vivido por todos nós. Penso que deveríamos ter como marco histórico a data de nosso nascimento, mas não é assim que acontece, costumamos dar muito mais importância à mudança de ano, o último de cada ano, Dezembro. Por ocasião da passagem de ano, costumamos fazer retrospectivas e também traçarmos metas e objetivos para o ano vindouro. É justamente nesse momento que verificamos o quanto poderíamos ter feito e não fizemos ou o quanto poderíamos ter deixado de fazer e fizemos demais, assim bem como, o quanto aproveitamos bem as oportunidades surgidas.


O fato é que o mês de Dezembro propicia a cada um de nós, a oportunidade de refazermos a nossa vida, seja para melhorar o que muito bem fizemos durante todo o ano que está se findando, seja para corrigirmos os prováveis equívocos cometidos. Tudo isso com o objetivo de termos no próximo ano e os seguintes, uma vida mais saudável em todos os aspectos, contribuindo também para a saúde da vida do nosso próximo, a cada dia vivido.

Estejamos atentos então para o que Deus espera de nós nos anos vindouros, como alguém que diz crer Nele e muitos até dizerem que vivem pra Ele. Não nos deixemos esmorecer em meio às dificuldades vivenciadas durante o ano que se finda e muito menos deixemos de agradecer a Deus pelas vitórias alcançadas, mesmo que tendo sido aos nossos olhos, vitórias ínfimas.


A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS, 
QUE DEVE SER APROVEITADO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL!






domingo, 6 de dezembro de 2015

CRISE NO PODER!

A postura do cristão, frente a crise no poder!

Temos vivenciado nos últimos tempos no cenário mundial, algumas incertezas que tem preocupado boa parte da população, em todos os âmbitos.

Esse cenário conturbado não se dá pelo fato dos governantes estarem sendo incompetentes pura e simplesmente na condução da administração pública, apesar de haver exceções, mas atribuímos tão somente ao pecado que tem crescido muito nos últimos tempos. O curioso é que as religiões têm sido mais acessíveis a todos, por conta dos meios de comunicações estarem bem atuantes e avançados. Então, o que pode estar havendo?

Acredito muito que a principal razão das pessoas estarem tendo acesso às religiões e ainda assim o mal estar prevalecendo, se dá pelo fato que a religiosidade tem falado mais alto que a religião em si, pois poucos que se dizem adeptos a uma determinada religião, de fato vivenciam os ensinamentos dessa religião, na sua essência.

Não quero fazer alusão a nenhuma expressão religiosa a não ser a cristã, da qual faço parte e vivencio, acreditando que a grande maioria dos meus leitores também a vivenciem e que tem sido a principal forma de expressão religiosa no mundo, desde o advento do próprio Cristo, e a bíblia que tem sido o livro de instrução, ensinamento, inspiração e mensagem do próprio Deus aos adeptos do cristianismo.

Poderia citar alguns textos bíblicos para o entendimento do que está havendo, mas neste breve texto citarei somente 2 Timóteo 3.1-5 e mais alguns outros poucos, sem tecer comentário prolongado, mas me atendo ao assunto específico, apesar de considerar esse texto muito esclarecedor: 

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.”

Penso que poderia encerrar aqui, mas quero convidar o amado leitor a uma reflexão muito séria acerca do acima exposto e que considero primordial para o entendimento do que está acontecendo no cenário mundial há algum tempo. Leiam e releiam o texto acima, por favor, e percebam como ele é atual, como não poderia ser diferente, já que se trata da Palavra de Deus.

Amados, sei que temos criticado muito as nossas autoridades e deixado de fazer o principal, ou seja, ORAR POR ELAS. Muitos com o pretexto de fazer “justiça cristã” ou “a diferença no meio”, tem se envolvido com elas ao invés de delas se afastarem, conforme nos orienta o texto bíblico acima e também como nos orienta o Salmo 1.1-2, que diz: 

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (NVI). 

Não que o cristão não possa ser uma autoridade, veja o texto a seguir e analise a nossa posição quanto a isso: http://pastorreginaldocruz.blogspot.com.br/2015/10/o-obreiro-e-politica.html. Essa é uma linha muito tênue e nem todos temos condições de nela trilhar, por isso, melhor que fiquemos antes de qualquer coisa, na posição de um cristão autêntico, ou seja, em constante oração intercessora em prol dos nossos governantes, assim bem como, se portando como bons cidadãos, participando de todos os processos que envolvem o desenvolvimento saudável para uma sociedade mais justa possível.

Sei que o texto abaixo é muito difícil para cumprirmos tendo em vista as condições dos nossos governantes atuais, mas temos que fazer prevalecer o que nos ensina a Palavra em tudo, para que sejamos de fato abençoados. 

Vejamos:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor. Se honra, honra.

Sempre fui favorável ao envolvimento dos cristãos em toda estrutura social, mas, também, sempre sustentei como continuo sustentando, que a principal ação de um cristão autêntico é o testemunho, com uma vida mais reta possível, aos olhos da sociedade e de Deus. 

Assim acredito que o cristão possa transformar o seu entorno e possibilitar de fato, uma sociedade mais saudável aos olhos do homem, e, principalmente, de Deus.

QUE O SENHOR NOS INCOMODE E NOS AJUDE EM NOSSA TRANSFORMAÇÃO, ASSIM BEM COMO, NA TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS EM NOME DE JESUS!


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A ORAÇÃO E A RESPOSTA DE DEUS.

  
DEUS RESPONDE OU NÃO AS NOSSAS ORAÇÕES?

A necessidade de resposta às nossas orações é um fato concreto, pois a cada dia estamos mais ansiosos e necessitados das providências de Deus.


O QUE ENTÃO DEVEMOS FAZER PARA TERMOS
AS NOSSAS ORAÇÕES OUVIDAS POR DEUS?


CRER E OBEDECER, RECONHECENDO,
QUE PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL


Percebemos que isso é muito difícil, por isso, muitas vezes as nossas orações não são atendidas, pois oramos mecanicamente sem a devida crença de que realmente Deus vai ou pior, pode nos ajudar.

Quantas vezes a incredulidade faz parte de nossas vidas, ainda que estejamos nós, envoltos em uma atmosfera religiosa-cristã, com toda estrutura necessária para nos aproximarmos e confiarmos mais no Senhor!

Temos alguns exemplos na bíblia que muito podem nos ajudar no entendimento do acima relatado, como no caso de Maria e Marta, que apesar de fazerem parte de um grupo seleto de cristãos, não tiveram fé o suficiente para crer que Jesus era o dono da vida, podendo ressuscitar o seu irmão Lázaro (João 11.1 – 45).

Já o Centurião relatado em Lucas 8.5 – 13 era um homem que creu no Senhor Jesus, mesmo não sendo alguém próximo dele ou mesmo que fazia parte do clero da época, muito pelo contrário, era alguém que tinha tudo para não crer, por ser um cidadão romano, portanto, não fazia parte do “povo de Deus”.

Poderíamos citar vários exemplos, mas nos reteremos somente a esses dois, opostos, mas ilustram muito bem a questão proposta pelo texto, ou seja, a importância da fé para o ouvir de Deus às nossas petições.




Alguns outros fatores também influenciam no ouvir de Deus para que o mesmo venha em nosso socorro, atendendo as nossas petições:






  • PACIÊNCIA: (Salmo 40.1 – Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor):

Pois é, quantas vezes não temos paciência para esperar em Deus o tempo certo para que as nossas bênçãos cheguem. O salmista vem nos ensinar justamente isso, ou seja, a necessidade de saber esperar no Senhor. O Senhor não nos desampara nunca, quando estamos em Suas mãos. A resposta às nossas orações vem sempre no momento certo, mas no momento apropriado segundo a ótica de Deus, e não segundo a nossa ótica.


  • TER A CRISTO COMO INTERCESSOR: (João 14.13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho):

Muitos têm o hábito de tentar se aproximar de Deus através de outros, que não o próprio Jesus. Não dá certo! Como o texto acima relata, somente em nome de Jesus o Senhor Deus age, mesmo esses que alguns usam como intercessores tenham sido ou sejam, pessoas boníssimas e com uma conduta de vida ilibada não adianta, toda e qualquer oração para chegar no Trono da Graça, somente em nome de Jesus.


  • BUSCAR O CONHECIMENTO DE DEUS E PROSSEGUIR NA BUSCA DO CONHECIMENTO DE DEUS: (Provérbios 2.1-5 – Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus); (Oséias 6.3a – Conhecemos e prossigamos em conhecer o Senhor; como alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.):

Quando conhecemos o Senhor, as coisas ficam mais simples. Isso se dá não somente em nosso relacionamento com Deus, mas também com os nossos relacionados familiar e socialmente. Quando precisamos que alguém nos faça algum favor, fica mais fácil pedirmos e convencermos esse alguém quando o conhecemos e convivemos com ele, pois passamos saber o momento certo de falarmos algo e como falarmos. Assim também é em nosso relacionamento com o Senhor, quando temos conhecimento de Sua Palavra e aprendemos entender a manifestação de Seu Santo Espírito, ao longo de nossa caminhada cristã passamos ter um envolvimento maior com Ele, sabendo exatamente como pedirmos e como pedirmos algo de nosso interesse.

Para termos as nossas orações respondidas é necessário que tenhamos conhecimento de Deus e deixemos que Ele seja parte integrante de nossas vidas, participando ativamente de todos os nossos momentos.


“Deleita-te também no Senhor, 
e Ele te concederá o que deseja o teu coração.
                    Salmo 37.4

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

DEUS SE DEIXA ESCARNECER?

NÃO SE ENGANEM!...

Temos observado e isso é fato, como que as pessoas estão em busca da manifestação do poder de Deus, a exemplo de como era o povo indo ao encontro do Senhor Jesus, conforme relatam os Evangelhos. Poderíamos constatar através desse fato que a divulgação do Evangelho, assim bem como a aceitação do mesmo, tem crescido a cada dia, mas infelizmente, não podemos dar isso como certo. Daí a necessidade de continuarmos pregando a Palavra da maneira mais autêntica possível.


Então ao observarmos o acima relatado, concluímos dentro da nossa limitada análise e constatação, o cumprimento da Palavra que diz em   II Timóteo 4.1 – 4, que diz: Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestre para si mesmo, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (NVI).    Hoje isso já está se cumprindo, mesmo tendo em vários lugares e em cada canto, um templo para adoração ao Senhor Deus.

Se existem tantos templos e ainda assim as pessoas estão correndo atrás da Palavra aqui e acolá, o que pode estar havendo então?

Pensamos que a religiosidade está falando muito mais alto que a verdadeira adoração em alguns lugares chamados de Igrejas, principalmente as históricas, que se consideram autênticos divulgadores do Evangelho, assim bem como o desprezo pela religiosidade tem levado outros lugares, que também se denominam de Igrejas, principalmente as neopentecostais, irem para outro extremo que afastam as pessoas da sã doutrina e as empurram para um vazio muito barulhento. Aliás, a grande diferença dos vazios é que no primeiro caso, ou seja, da religiosidade histórica, o vazio é silencioso, e, já no segundo caso, ou seja, do extremismo longe da sã doutrina, o vazio é bastante barulhento.

Na sua segunda carta, Pedro no capítulo 3, versículo 18, já aconselhava a Igreja do Senhor ter um crescimento saudável e equilibrado, o que ao longo dos tempos a igreja foi se esquecendo dessa recomendação, o que, aliás, muitas recomendações bíblicas, as chamadas Igrejas de nossos dias tem colocado totalmente de lado, o que tem confundido muito não somente os seus membros, mas, também, o povo em geral.

Pelo fato de tanta confusão denominacional, eclesiástica, doutrinária, enfim, uma grande celeuma envolvendo o evangelho em nossos dias, que as pessoas que procuram o Senhor Deus ficam perdidas batendo em tudo que é porta aberta, que se denomina Igreja, não se dando conta de que ali, em sua grande maioria, mas, na sua grande maioria mesmo, o Senhor que essas pessoas procuram e precisam, não está.

A grande pergunta é a seguinte, se o Senhor não faz parte das maiorias das reuniões promovidas em Seu nome em tantos lugares diferentes, como então alguns conseguem alcançar graças milagrosas? A resposta é bem simples e óbvia: essas pessoas que alcançam essas graças, se aproximam desses lugares não para buscarem lideranças humanas conscientemente, e, sim, a operação vinda do Senhor. Elas em suas inocências ou ignorâncias, não se dão conta que estão sendo ludibriadas na sua fé por razões diversas. Então, mesmo assim, pelo fato delas irem ao encontro do Senhor, ainda que de maneira equivocada, mas sincera, o Senhor honra a fé e a dedicação dessas pessoas, lhes outorgando,  muitas vezes, o que elas tanto precisam.


Não se enganem esses que comercializam o Evangelho, pois o Senhor está atento. No momento apropriado Ele há de cobrar a cada um por ludibriar e manipular a fé dos incautos, conforme o escritor aos gálatas diz: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colheráGálatas 6.7 (NVI)

sábado, 21 de novembro de 2015

E, AGORA?

ESCÂNDALOS


Temos testemunhado ou sabido, de vários acontecimentos que muito nos entristecem pelo fato de serem fontes de escândalos, provocados por pessoas que deveriam ser acima de quaisquer suspeitas ou mesmo deveriam estar imunes a algumas questões escandalizadoras.

Essa triste constatação sempre fez parte da história da humanidade. O que na realidade nunca foi aceita é justamente a fonte dessa realidade escandalizadora, ou seja, pessoas influentes e separadas pelas sociedades eclesiásticas e/ou seculares, para justamente protege-las com cuidado e zelo.

Os escândalos somente têm real repercussão quando temos decepções acerca das pessoas que depositamos a nossa confiança, dando a elas total credibilidade.

Mas porque será que nós, os cristãos, também nos sentimos escandalizados quando alguém, em nome do Evangelho, provoca escândalos em toda nossa sociedade? A resposta é simples, temos depositado a nossa confiança e dado credibilidade a pessoas que não são dignas disso, por acharmos que essas pessoas por terem um título eclesiástico ou ocuparem uma função acima de qualquer suspeita, nunca irão cometer atrocidades. Temos priorizado dar credibilidade mais a essas pessoas, do que ter real confiança Naquele que não nos escandaliza nunca, e muito menos fere a nossa credibilidade: JESUS!

Por mais que saibamos e até mesmo por várias vezes repetimos parte do texto de Jeremias 17.5: “...Maldito o homem que confia no homem,...”, vivemos errando e feio nesse quesito, pois apesar de sofrermos várias decepções tendemos a confiar sempre. Então quando esses que tanto confiamos nos decepcionam promovendo escândalos, ficamos tristes e abatidos, ou até mesmo boquiabertos, como se não tivéssemos nunca sido esclarecidos e prevenidos pela Palavra.

O Senhor Jesus conhecendo o coração do homem, nos diz em Lucas 17.1: “É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!”. Isso na realidade nos dá uma sensação de conforto, por sabermos que conforme nos diz a Palavra em Lucas 12.2: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”, a exemplo de tudo aos olhos do Senhor a punição vinda de Deus é certa, para esses que por falta de vigilância ou até mesmo por negligenciarem uma postura ética e cristã, promovem escândalos, se portando impiamente.

Amados, sejamos vigilantes quanto a nossa postura ética, e, principalmente a cristã, não provocando escândalos, e, muito menos depositando a nossa confiança em homens ou instituições, que fogem dos preceitos bíblicos, ensinados pelo Nosso Senhor Jesus Cristo. 

E agora, como saber se alguém é ou não de confiança? Sei que essa pergunta pode começar a fazer parte da sua vida amado, mas vamos para a Palavra que nos orienta em tudo, inclusive acerca do problema em questão. Em Hebreus 5.14, o Senhor nos orienta que devemos estar nos alimentando de alimento sólido, para termos o devido discernimento de tudo:"Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal". 

Peçamos ao Senhor que nos revista de discernimento vindo do alto, mas, principalmente, nos alimentemos de Sua Palavra, tendo comunhão com Ele a cada instante, pois, assim, e, tão somente assim, o próprio Espírito Santo se incumbirá de nos dar o devido discernimento em nossas escolhas e atitudes, nos poupando de sermos cúmplices de escândalos provindos de pessoas que nós mesmo outorgamos para ocuparem determinadas funções. 
QUE O SENHOR NOS AJUDE, EM NOME DE JESUS!


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

NÃO PERCAMOS A ESPERANÇA!!!



JESUS VIRÁ!!!


O povo judeu esperava, assim como espera até hoje, a vinda do Messias para libertá-lo da opressão mundana. Jesus veio e eles não perceberam, infelizmente. Mas alguns não somente perceberam, como também O aceitaram, reconhecendo em Jesus, O Messias tão esperado. Aleluia!

Após sua morte e ressurreição, Jesus no momento de sua assunção ao céu para ficar à direita de Deus Pai, prometeu que iria voltar nas nuvens, assim bem como nas nuvens estava indo. A partir desse momento singular, a Igreja na época entendeu que seria naqueles dias que isso iria acontecer. Alguns crentes se portavam de maneira frustrada, por achar que estava demorando muito, tendo alguns inclusive morrido sem que, presenciassem a maravilhosa promessa do Mestre. Foi aí, então, que Paulo orientou aos crentes de Tessalônica que esses que havia morrido, teriam prerrogativa no arrebatamento da Igreja, sendo logo após, aqueles que continuassem firmes no Senhor,
também assuntos ao encontro do Senhor Amado.


Hoje não está sendo diferente, pois muitos acham que o Senhor está demorando muito a voltar, gerando especulações e até mesmo desânimo e desesperança em alguns. Isso não deve ser assim, pois as promessas do Senhor não falham, Ele mesmo disse que o momento ninguém sabe, mas que é preciso que estejamos todos firmes e vigilantes, pois o Inimigo em todo instante, irá tentar nos persuadir a desistir. 

Sabemos que não é fácil, mas necessário se faz que estejamos crendo a cada dia, para que quando essa promessa se cumprir, nos encontremos aptos a fazer parte de um povo tão seleto e privilegiado, ou seja, o povo que atenderá o chamado do Senhor, para ir ao Seu encontro nas nuvens. 
Aleluia!


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Linda mensagem poemática de Mário Barreto França

Boa Noite

Foi numa noite triste - uma noite chuvosa -
Que a notícia chegou, soturna e dolorosa,
À casa do Pastor:
- "No centro da cidade,
Houve um grande desastre: uma fatalidade!
Um ônibus chocou-se a um bonde e desse choque
Saiu muito ferido o Reverendo Roque...


E de lá do hospital lhes mandava um apelo:
Para irem visitá-lo, irem depressa vê-lo,
Pois talvez não tornasse a ver a luz do dia...
" Que notícia infeliz! Que noite amarga e fria!...


Quatro filhos e a esposa ergueram-se da mesa,
Movidos pela dor da trágica surpresa,
E saíram correndo em busca do hospital.
Entraram no seu quarto; o pastor fez sinal

Para chegarem perto; e a cada qual falava
Com o terno olhar de quem a todos venerava.
Dirigiu-se primeiro à esposa muito querida:


- "Companheira fiel de toda minha vida,
Juntos temos andado e pela mesma causa
Trabalhamos com fé, sem um dia de pausa...
Hoje, como no dia em que te desposei,
És a mesma mulher e amiga a quem amei
E amo com o mesmo ardor dos meus vinte e dois anos,
Como haverei de amar nos celestes arcanos...
Boa noite, esposa amada! Outra vez nos veremos
Quando juntos, no céu, ao Senhor louvaremos."


- "E a ti, Maria, que és minha primeira filha
E foste o meu prazer, seguindo a mesma trilha,
Boa noite, filha! Agora em paz com Cristo vai;
E não te esqueças mais do meu amor de pai!"...


- Boa noite, meu Guilherme! Ó filho dedicado,
Tua vida de fé em nosso lar sagrado
Foi o mais belo exemplo, a melhor recompensa
Que Deus me concedeu à luz de minha crença;
Continua a crescer nas virtudes cristãs
E sê o protetor de tua mãe e irmãs!"


- "Célia, filha extremosa e cândida, boa noite!
Foste uma luz na treva, um bálsamo no açoite
Da ingratidão do mundo... Ah! me recordo agora
Daquele instante bom, daquela ótima hora
Em que rendeste a Deus tua alma arrependida,
Deixando-a ao Seu dispor pelo resto da vida...
Mais uma vez: boa noite, ó filha dedicada!
Que o Senhor te conserve em sua obra sagrada!"


... Carlos - terceiro filho - olhou o pai, sentido,
Porquanto à irmã mais moça o havia preferido...
E o motivo lhe vinha inexoravelmente
Ao triste coração, à alma convalescente:
Fora, há tempo passado, um bom servo da Seara
E ao lado de seu pai ativo trabalhara...


Mas, companheiros maus e a péssima influência
De colegas sem brio, arparam-lhe a consciência,
Fazendo-o recuar, a batalha do amor
E apostatar da fé em Deus, nosso Senhor.


Chegou mais perto e ouviu o pai, triste, dizer:
- "Adeus, Carlos! Adeus! Fugiste ao teu dever!...
Eu quisera poder falar-te as mesmas cousas
Que disse à tua mãe e irmãos... Porém, nem ousas
Encarar-me... Esquecestes os bons conselhos meus...
Porém eu te amo ainda!.. Adeus, Carlos! Adeus!"


... Carlos, caindo aos pés do leitos, soluçando,
Perguntou: - "Pai, por que aos outros, osculando,
Você disse: 'Boa noite'! e a mim só disse: 'Adeus'?


- "É que aos outros, meu filho, espero-os lá nos céus,
Para entoarmos a Deus, por nossa salvação,
O cântico eternal da nossa gratidão!"


- "Meu pai! (Carlos confessa em lágrimas de joelhos)
Eu prometo a Jesus seguir os seus conselhos!
Eu já me arrependi! Eu lhe falo a verdade!
Vou dedicar a Deus a minha mocidade,
Servi-lO para sempre!..."


- "Assim sendo, meu filho,
Posso agora dizer, sem nenhum empecilho:
- "Boa noite, filho meu!"...E, tendo dito isto,
Suavemente expirou... e descansou em Cristo.


                       Ó tu que andas gastando a tua mocidade
                       Nas orgias do mundo ou na incredulidade;


Tu que buscas na Ciência ou na Filosofia
Explicação para alma ou pra matéria fria;


                      Tu que não crês em Deus ou na vida futura;
                      Tu que vives sofrendo ao peso da amargura;


Ou tu que já seguiste o caminho da cruz
E hoje negas, sem fé, o nome de Jesus;


                      Pára! Volta! Que a morte horrenda e traiçoeira
                      Pode cortar-te ao meio a alígera carreira


Para o desconhecido!... Então, o Eterno Deus
Apenas te dirá: - "Ó filho ingrato, adeus!"


                      Porém se, arrependido e em lágrimas, voltares
                      Ao aprisco de Deus, ao regaço dos lares,


                                     Ele então te dirá, cheio de paz e amor:
-                                   

                                                 "Boa noite! Entra, afinal, no gozo do Senhor!"

domingo, 15 de novembro de 2015

Reflexão de uma ovelha do Senhor!

SE ME PERGUNTAREM...


Se me perguntarem pelo meu amigo, direi que não sei onde está,
Percebi que na realidade não o tinha.
Ao longo das minhas experiências vividas ao seu lado,
Percebi que ali na realidade, ele não estava.

Se me perguntarem pelo meu pastor, direi a eles que não sei onde está,
Percebi que na realidade não o tinha.
Ao longo das minhas experiências vividas ao seu lado,
Percebi que ali na realidade, ele não estava.

Que bom que ao longo de minhas experiências de vida cristã
O meu Jesus me garantiu como continua garantindo, 
                                                      que Ele é o meu verdadeiro amigo,
Que está ao meu lado, mesmo quando com Ele não concordo,
Buscando em amor, me convencer do contrário.



Que bom que ao longo de minhas experiências de vida cristã
O meu Jesus me garantiu como continua garantindo, 
       que Ele é o meu pastor fiel,



E mesmo que em alguns momentos eu me desgarre do Seu rebanho,
Ele vem me buscar ainda que tenha 99 ovelhas ao seu lado.


Que bom que o meu Jesus é assim, pois somente assim, com o seu imenso amor,
Ele me ensina a amar e a perdoar, ainda que ferido, desiludido, triste.
O amor de Deus é assim mesmo, 
                                                      Ele nos contagia a tal ponto que amamos,
Mesmo que não nos sintamos amados.

                                                                           Reginaldo C. Cruz -  27/08/06

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tristeza causa dor?

A DOR DA TRISTEZA


A dor da tristeza 
é a dor que mais expressa o sentimento do coração;

      A dor da tristeza 
      é a dor que sufoca a capacidade de ação do homem;

A dor da tristeza 
é a dor que impossibilita uma harmonia com a vida,

      Apesar de ser uma dor.
      A tristeza muito contribui para a reflexão e a motivação,
      Em busca da felicidade e alegria constantes.

Não saber reconhecer na dor da tristeza
O potencial para o encontro da alegria,


                                É não estar vivo para a vida, e vida feliz!


                                                                  Pr  Reginaldo Cruz  -  21/12/04

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Deus tem uma nova história para nós!

UMA NOVA HISTÓRIA!


Queremos muito através deste, que todos passem a compreender em definitivo, o que Deus tem nos orientado em relação a nossa vida ministerial, como Família Cruz.

Começou, Pr Reginaldo Cruz, seguir os passos do Senhor Jesus no ano de 1981. Bacharel em Teologia, formado em 1987, pela Faculdade Evangélica de Teologia – Seminário Unido. Lecionou alguns anos em instituições eclesiásticas e seculares de ensino, ajudando assim na formação de várias pessoas. Foi consagrado ao Ministério Pastoral no ano de 2006, após muita relutância para isso, por não querer aceitar o “Chamado”. Tem formação acadêmica secular, que compõem 2 graduações e 3 pós graduações, uma destas sendo no exterior. A Pra Maise Cruz, que é graduada em Pedagogia, foi consagrada ao ministério pastoral por alguns pastores de várias denominações, históricas e não históricas, no ano de 2008, por ordenança do Senhor e compreensão desses colegas de que ela era como é, qualificada para tal. Esse título da pra Maise nunca foi utilizado oficialmente na instituição em que pertencíamos por respeito, já que não existia até então, o título de pastora na mesma, o que nunca a incomodou e muito menos impediu que a mesma exercesse a função muito bem, sendo uma excepcional auxiliadora no ministério do Pr Reginaldo Cruz, como é até agora e há de continuar sendo, até quando Deus permitir.

Hoje, vivemos da graça do Senhor, por não estarmos com o orçamento familiar completo, já que nem todos estão empregados formalmente e isso tem nos afligido muito, mas, também, nos propiciado uma experiência com o Senhor singular, há algum tempo, pois temos vivido literalmente, da providência divina, que usa de vários instrumentos para as Suas bênçãos chegarem até nós. Essa limitação financeira que nos persegue há aproximadamente dois anos e meio, tem nos impossibilitado honrar com todos os compromissos que devem ser honrados no âmbito financeiro, mas que pela misericórdia do Senhor, diminuiu bastante, já que conseguimos realizar alguns acertos, mesmo sem fontes de renda regular.

A partir do mês de Outubro deste ano, nos desligamos da instituição eclesiástica a qual fazíamos parte, que muito nos ensinou e nos foi útil como instrumentalização para o serviço ao Senhor Jesus. A partir então do dia 1º de Novembro, próximo passado, o Senhor nos ordenou como deveríamos trabalhar em prol do Seu Reino, o que vamos relatar de maneira sucinta, a você que se prontificou em ler este texto:
  • Atendimento a todas as pessoas que necessitarem de ajuda pastoral, independentemente dessa pessoa pertencer ou não, a uma organização eclesiástica. Isso será feito pelo fato de que não estarei mais olhando para ninguém como membro da instituição A, B ou C, mas alguém que necessitou de ajuda e nos procurou para tal. 
  • Publicações, através da internet, de mensagens evangelísticas e de ensino, em vídeo, nosso canal no youtube assim bem como textos através do nosso blog: pastorreginaldocruz.blogspot.com, e, também, diversos em nossa página no facebook: Pastor Reginaldo Cruz e no twitter: @reginaldoccruz;
  • Realização de pregações, palestras ou cursos em instituições eclesiásticas ou empresariais, sempre que for convidado, nunca fazendo apologia da visão que Deus me deu, e, sim, trabalhando em cima do tema proposto pelo anfitrião;
  • Realização de visitas em hospitais, presídios, casa de recuperação, capelas mortuárias, residências etc, sempre com autorização dos respectivos responsáveis;
  • Reuniões, como Corpo de Cristo, em lugares que serão sempre divulgados na página do facebook, antecipadamente, para juntos daqueles que sentirem o desejo, adorarmos ao Senhor, informalmente, nunca como instituição ou futura instituição eclesiástica;
  • Literaturas próprias como: apostilas e livros (ainda a serem publicados).


Caro leitor, esperamos ter sido bastante claros em relação aquilo que nos propomos esclarecer, já que há algumas dúvidas por parte de alguns acerca da nossa vida particular, familiar e ministerial. Esperamos também que sejamos motivos de suas orações e compreensão, se possível for, mas se ainda assim alguma dúvida pairar sobre você, por favor, se sinta à vontade em nos procurar em amor, pois ninguém está habilitado em esclarecer nada a respeito da Família Cruz ou de qualquer um de seus componentes, a não ser os seus membros, e teremos muita alegria em desnuviar toda a sua mente e coração.

Esperamos contar com a sua compreensão e apoio, disponibilizando abaixo, os nossos contatos e as maneiras como você, que tem se preocupado tanto conosco sem conhecer a nossa história contada por quem a tem vivenciado de fato, ou seja, membros de nossa Família, pode nos ajudar caso desejar.

Se quiser e puder ser bênção em nossas vidas nos ajudando em amor, honrar os nossos compromissos financeiros e principalmente os ministeriais, já que temos e teremos despesas com transporte, internet, alimentação e outras, aí vão às maneiras:

BANCO DO BRASIL:
ü  Agência 2323-x  Conta corrente 10880-4
           Favorecido: Reginaldo da Conceição Cruz;

ü  Agência 2323-x Conta corrente 10881-2
           Favorecido: Matheus Mendanha Cruz;

CAIXA ECONÔNICA FEDERAL:
ü  Agência 3304   Op 001  Conta corrente 23791-3
           Favorecido: Maise Mendanha Cruz;  

BANCO SANTANDER:
ü  Agência 4298     Conta corrente 01053196-0
            Favorecido: Thiago Mendanha Cruz

Se quiser nos telefonar para esclarecer quaisquer dúvidas ou agendar algum atendimento:

            (42) 3225-0266 – Residencial 
            (42) 9841-5530 – Pr Reginaldo Cruz
            (42) 9811-6467 – Pra Maise Cruz

Estamos ao seu dispor, assim bem como prontos a sermos bênçaos à você, certos de que poderemos a partir de agora, contar ou não com a sua compreensão e ajuda. Mas, quanto às críticas infundadas, com certeza absoluta, estamos contando com a sua limitação no cuidado única e exclusivamente da sua vida e da vida da sua família.

Se quiser caminhar conosco, ótimo, mas se não quiser, por favor, ore por nós ou até mesmo nos esqueça. Se não puder ou quiser ajudar, por favor, não nos atrapalhe ou até mesmo não empreste a sua boca e/ou ouvidos para o inimigo de nossas almas, a saber, o Diabo, pra que não tenha você, o mesmo fim que o aguarda.

 

                                                                
                                                            Na paz de Cristo Jesus: FAMÍLIA CRUZ